Por parte da organização de envio SVE - ProAtlântico – Associação Juvenil encontrei várias oportunidades de participar em projetos de voluntariado internacional, destas oportunidades participei no voluntariado em Bulgária. Durante o meu tempo de voluntariado em Ruse, (Bulgária) através do Corpo Europeu(...)
Ler maisTestemunhos
SVE NO MUNDO
Durante os meus 12 meses como voluntária do ESC na associação Amici del Villaggio, em Itália, tive a incrível oportunidade de me envolver em diversas atividades que enriqueceram a minha vida de formas inimagináveis. Desde interações com animais e a natureza até à integração com a comunidade italiana,(...)
Ler maisSou a Inês, tenho 20 anos e acabar a licenciatura na área da Biologia decidi fazer um gap year para dedicar mais tempo ao voluntariado, viver novas experiências e conhecer novos países e culturas. Foi então que pela ProAtlântico tive conhecimento do Corpo Europeu de Solidariedade, mais especificamente(...)
Ler maisFazer um voluntariado estava nos planos mas nunca tinha sido algo realista até descobrir o Corpo Europeu de Solidariedade. Fui para um país durante dois meses do qual sabia pouco, nunca tinha visitado e ser aceite e embarcar nesta viagem passaram-se apenas 10 dias. Foi tudo muito rápido (porque assim(...)
Ler maisSou a Matilde, tenho 23 anos e fiz voluntariado em Quito, Equador durante 5 meses. Em setembro de 2021 comecei à procurar de um projeto de voluntariado que me fizesse sentido, pesquisei muito até encontrar o Corpo Europeu de Solidariedade. Fiquei encantada com a ideia de que a União Europeia tivesse(...)
Ler maisEstava prestes a entrar no mercado de trabalho, mas senti que a minha vida carecia ainda de experiências e aventuras internacionais que me fizessem despertar perspectivas distintas na forma como vejo o mundo. O projeto na Associazione Kora, em Itália, foi indubitavelmente das melhores experiências(...)
Ler maisEu chamo-me Sofia e tenho 19 anos. Apôs o secundário decidi ingressar num programa europeu de voluntariado na Dinamarca, onde trabalhei numa creche durante oito meses. Esta experiência permitiu-me conhecer a cultura dinamarquesa mais profundamente, aprendi a língua, os costumes e hábitos que me foram(...)
Ler maisSempre tive o sonho de participar num projeto de voluntariado internacional, e, apesar de já estar inserida no mercado de trabalho há cerca de 4 anos e de já ter viajado bastante, sentia a necessidade de novas experiências, novas realidades e de crescer mais como cidadã do mundo, só nunca pensei que(...)
Ler maisForam 8 meses de pura vida, convivendo em um ambiente maravilhoso e com pessoas incríveis, uma experiência única”. Uma experiência que eu recomendo a qualquer pessoa que queira fazer a diferença e viver incríveis momentos dentro da cultura italiana. Antes de ir para Itália eu não imaginava que o projeto(...)
Ler maisDia 1 de abril de 2021, o dia em que larguei tudo aquilo que conhecia até então e que me entreguei ao completo desconhecido. Sinto que fiz uma espécie de "reset" e foi das aventuras mais bonitas que alguma vez vivi. A Alícia que entrou completamente sozinha naquele avião com destino a Roma não é a mesma(...)
Ler maisAntes de começar acreditava que 2 meses seria uma experiência muito longa, e que o tempo passar seria um desafio para mim - melhor!, para nós, - porque Riccardo( de Itália) e Anouk (de França), que chegaram comigo ao Cortijo, partilhavam a mesma sensação. Realmente o tempo passa foi um desafio porque(...)
Ler maisParticipar neste projeto abriu-me horizontes e fez-me conhecer, aprender e partilhar o meu dia-a-dia com pessoas de diversas culturas diferentes. Foi um desafio a diversos níveis, mas do qual regresso com um sentimento de realização e, acima de tudo, gratidão pelas oportunidades que tive. Conheci pessoas(...)
Ler maisOlá a todos, Fiz o meu projeto de voluntariado em Kazanlı, uma pequena cidade pertencente a Mersin, na Turquia. Este tinha como objetivo a recolha de lixo na mesma praia em que mais tarde, no período da noite, as tartarugas bebés iriam nascer. Por isso, no turno da noite, orientávamos as tartarugas(...)
Ler maisMentiria se dissesse que Arterra não é um lugar especial. Sente-se a amabilidade, a generosidade, o calor humano. Cheguei com uma mala cheia de expectativas. Uma realidade com a qual nunca havia contactado e um mundo de infinitas possibilidades. E mal pus um pé dentro desta casa senti-me acolhida, abraçada.(...)
Ler maisAinda é difícil explicar por palavras a importância deste projeto de voluntariado na minha vida, profissional e emocional. Foram 9,5 meses de entrega intensa, em que desenvolvi oportunidades de aprendizagem significativas para o meu futuro. O meu projeto proporcionou-me todas as ferramentas que eu(...)
Ler maisDez meses são muito subjetivos quando o tempo é incerto e estamos a viver um turbilhão de emoções. E acho que é assim que posso resumir o meu projeto de voluntariado. Em Fevereiro, o meu futuro era incerto, cheio de dúvidas, medos e receios. E em poucas semanas parti para a Eslováquia, para embarcar(...)
Ler maisOlá, eu sou a Alexandra e durante 8 meses estive na Roménia num projecto do Serviço Voluntário Europeu. Cheguei em inícios de Dezembro a uma cidade "perdida" no meio das montanhas, Reşiţa. Os primeiros tempos foram complicados porque senti logo muitas diferenças: não estava habituada a temperaturas(...)
Ler maisDecidi embarcar neste projeto num ano de indecisão quanto ao que fazer - queria fazer algo de diferente, quebrar a rotina monótona que tinha estabelecido a casa. E agora que o meu projeto está a chegar ao seu fim, não pensaria duas vezes em fazê-lo de novo! Passei nove meses a alegrar um pouco o dia(...)
Ler maisVim para Telfs no fim de Setembro 2019 para realizar o meu SVE no contexto de trabalho juvenil. As primeiras semanas no centro de juventude custaram um pouco. A adaptação ao espaço, aos jovens e ao tipo de trabalho não foram imediatos, mas é algo normal nos sentirmos um pouco perdidos e talvez também(...)
Ler maisCheguei a Berlim há mais de 10 meses e, por vezes, esforço-me por recordar que estou na Alemanha . Não é que não me sinta em casa, apenas estou no cruzamento entre línguas e culturas de todos os cantos do mundo, que me acompanham desde a porta de casa, ao metro, às ruas da cidade e ao meu local de(...)
Ler maisFoi em Setembro que integrei a equipa de voluntários em Hortobágy, uma vila que foi crescendo no meio do Parque Nacional de Hortobágy. Durante o período do projecto “Empowered by Nature” (30 dias) desenvolvi trabalho no Madárkórház Alapítvány (Bird Hospital Foundation). Fui apenas com a expectativa(...)
Ler maisNão é fácil transpor todas as emoções e sentimentos que este mês de voluntariado me proporcionaram, foi uma experiência enriquecedora a todos os níveis! Conheci pessoas maravilhosas, lugares fantásticos, diferentes culturas, outros mundos! Senti aquele nervoso caraterístico quando estava no avião para(...)
Ler maisUma vida inteira num mês É sempre uma odisseia a tentativa de resumir experiências como a que tive no mês de Março de 2019. Há sempre algo que fica por mencionar, há sempre momentos, sentimentos, emoções, sensações, relações, etc. que são inexpressáveis por palavras e mesmo que o sejam ficam sempre mais(...)
Ler maisBună! O meu nome é Luciana, tenho 22 anos e após ter terminado a minha licenciatura, em Serviço Social, tinha a certeza que um dos sonhos a “ riscar” na minha lista era a participação num projeto de voluntariado. Por isso mesmo, quando surgiu esta oportunidade decidi agarrá-la! “Faz aos outros o que(...)
Ler maisOlá, o meu nome é João e sou voluntário na Rep. Checa, mais concretamente numa pequena cidade chamada Náchod! A organização que me acolhe aqui é um centro de actividades de tempos livres vocacionado para crianças, que oferece um conjunto de opções à comunidade local. Contudo, o meu trabalho aqui é muito(...)
Ler maisO despertador tocava às 7 da manhã para ter tempo de fazer tudo calmamente antes de mais alguém se levantar. No mesmo quarto dormiam duas raparigas da Letónia. Ficámos em casa de uma família incomum mas acolhedora: um casal metade croata, metade japonês, com duas crianças e uma avó. Em menos de dez minutos(...)
Ler maisUm ano incrível! Cheio de aventuras, pessoas de diferentes países com diferentes experiências para partilhar, momentos de alegria e amizade, muita aprendizagem!! Polónia é um país cheio de gente boa e lindas paisagens. A comida é diferente, talvez ao principio estranhei mas agora estou a recolher receitas(...)
Ler maisO meu voluntariado foi numa instituição denominada como Rifugio Re Carlo Alberto, sito em Luserna Sao Giovani, Itália. Durante os meus 7 meses, posso dizer que vivi a MAIOR experiência da minha vida. Fiz imensos amigos de todas as idades, nacionalidades, etnia/raças, acolhendo cada um com as suas particularidades,(...)
Ler maisPassaram já 2 meses desde que voltei definitivamente do meu EVS, portanto desde que o meu projecto na Lituânia, na pequena cidade de Biržai, acabou. Resumir um ano inteiro de experiências e novidades é obviamente impossível, e muito, muito, fica por dizer. Numa primeira abordagem acho que posso dizer(...)
Ler maisO meu nome é Francisca, tenho 21 anos e sou da cidade de Matosinhos, Porto. Terminei em 2017 a minha Licenciatura em Línguas Modernas e decidi que era altura de fazer uma pausa nos meus estudos. Na altura não tinha quaisquer planos do que iria fazer, apesar de o voluntariado sempre ter sido algo que(...)
Ler maisApós ter voltado para a minha casa à um mês e ter pensado em tudo o que vivi este Verão, venho agora partilhar esta experiência que foi das melhores da minha vida. Quando me inscrevi no site do SVE não sabia, de todo, o que me esperava mas sabia que se chegasse a participar ia adorar e ser bastante(...)
Ler maisO meu nome é Inês, tenho 21 anos, sou estudante de Psicologia e natural da cidade do Porto. Nos meses de Julho e Agosto de 2017 decidi partir à descoberta e viajei para a Turquia, mais precisamente para a cidade de Gaziantep, com o intuito de, nessa cidade, poder realizar o meu Serviço Voluntário Europeu(...)
Ler maisO meu nome é Henrique Gonçalves, tenho 19 anos e sou de Lisboa. O meu percurso até a realização do meu projeto EVS pode ser descrito numa só palavra: estudo. Passei todo o meu secundário a estudar arduamente para obter bons resultados, e, de seguida, entrei no curso de Medicina, algo que ambicionava(...)
Ler maisO Serviço Voluntário Europeu: uma experiência para todos e cada um! Não existe um Serviço Voluntariado Europeu mas tantos quantos os projetos e voluntários que o constituem. Cada qual tem a sua história, expectativas, motivos e objetivos para embarcar no seu projeto, tenha este a duração de um mês ou(...)
Ler maisO meu percurso na Roménia foi uma das melhores experiências da minha vida até agora por causa das pequenas coisas. Desde chegar a Arad sem ninguém me conhecer e ter outros voluntários na minha nova casa a oferecer-me comida, até estar a brincar com os meus pequeninos fingindo que estava a comer e beber(...)
Ler maisAgora que regressei a Portugal sinto-me mais rica do que quando iniciei o projecto de voluntariado em Itália. Normalmente, estas são as palavras que mais vezes ouvimos dizer no final de uma boa experiência, mas acho que nunca é demais repetir. Os momentos a recordar são inesquecíveis e mais que muitos. Esta(...)
Ler maisDizem que tudo na vida começa com uma ideia que se alimenta de uma vontade imensa. Bem, no meu caso começou com uma piada. Dizia em jeito de brincadeira que me demitia e ia mas é fazer voluntariado. Passado um par de meses estava a fazer a mala para embarcar para Itália durante 8 meses. Tinha a sensação(...)
Ler maisA possibilidade de realização de um programa de voluntariado internacional veio do desejo de mudar a minha vida, de fazer a diferença na vida dos outros e de realização pessoal e profissional enquanto Psicóloga. Sentia que o meu país ainda não estava preparado para mim e que queria fazer mais e melhor.(...)
Ler maisRealizei um mês de voluntariado na Letónia e posso afirmar que foi uma experiência única e inesquecível. A instituição de acolhimento era o centro juvenil de Vecpiebalga e o principal objetivo era auxiliar na organização de um show de talentos para as escolas, participar no mesmo e organizar alguns workshops(...)
Ler maisOlá! Sou a Pilar e tenho 18 anos. Acabei o ensino secundário em 2015 mas sempre quis “parar” um ano antes de prosseguir os meus estudos no ensino superior para fazer voluntariado e iniciar-me no mundo do trabalho. Quero fazer de 2016 um ano de crescimento pessoal a vários níveis e não podia ter começado(...)
Ler maisO SVE engloba uma diversidade tão grande de vivências e sentimentos que é difícil transformá-los em palavras. Cada projeto tem as suas particularidades e a experiência de cada um é muito pessoal e íntima. Quando se está em SVE há quase 1 ano como eu, é impossível não criar novas raízes. A cidade e(...)
Ler maisFoi com hesitação que embarquei nesta viagem que se tornou numa aventura rica de aprendizagens, amizade e novas experiências. Tinha alguns estereótipos sobre os polacos e a Polónia. Por exemplo, tenho ouvido dizer que eles são pessoas frias. Falso. Descobri desde o primeiro momento em que fui acolhido(...)
Ler maisEm Outubro de 2015, através do programa de SVE, parti para a Hungria num projecto com a duração de 10 meses e agora, em Abril de 2016, passados quase 7 meses, já tenho algumas coisas para contar. A organização onde sou voluntário chama-se DARTKE - Dél-Alföldi Regionális Társadalomtudományi Kutatási(...)
Ler maisOra viva aos próximos voluntários SVE! Chamo-me Diogo, venho de Cascais, 22 anos e estou prestes a terminar o meu Serviço Voluntário Europeu de 11 meses em Macerata, Itália. Partilham comigo esta experiência mais três raparigas, de Espanha, França e Polónia. Macerata é uma cidade pequena, na região(...)
Ler maisOlá. Chamo-me Natacha Cabral, tenho 29 anos e embarquei na aventura de participar no projeto Erasmus voluntariado na Bulgária, numa pequena cidade na costa chamada Burgas. Foi com alguma hesitação que fiz as malas pois para além de ter de partir para longe uma vez mais, desta feita ia cair num país(...)
Ler maisOlá! O meu nome é Ana Ramos, tenho 23 anos e sou estudante. Decidi aderir a um projeto de voluntariado europeu com o propósito de desenvolvimento pessoal e cultural. O meu projeto de voluntariado realizou-se em Długopole Gorne, na Polónia, durante três semanas de Julho. Durante esse tempo partilhei o(...)
Ler maisSe alguém quiser ter uma experiência única e diferente deve experimentar um serviço de voluntariado, pelo menos uma vez na vida. Um voluntariado é uma experiência para a vida. Aprendem-se novas tarefas, há muito divertimento, conhecem-se novas pessoas e novas culturas, viaja-se imenso, e aprendem-se(...)
Ler maisOlá! Chamo-me Carlos Oliveira, tenho 20 anos e o serviço de voluntariado europeu foi uma das melhores decisões que já tomei. Fui para Szczecin, uma das maiores cidades polacas, numa equipa de dez pessoas de cinco países diferentes. Só por isto foi fantástico, a simples ideia de conhecer diversas pessoas(...)
Ler maisOlá, Chamo-me Jéssica Monteiro, tenho 18 anos e fazer serviço de voluntariado europeu foi a melhor decisão que podia ter tomado. Depois de acabar o ensino secundário com uma boa média senti a pressão de escolher um curso teórico que me levaria a ser “alguém importante” na opinião de terceiros. Após(...)
Ler maisA Croácia é um país muito interessante e com grande contraste em relação aos países da Europa Ocidental. A integração foi muito rápida e hoje sinto-me bastante confortável e acolhido na comunidade onde estou a viver. Na pequena aldeia, Latinovac, a associação Eko tem desenvolvido um trabalho notável(...)
Ler maisA minha experiencia como voluntária EVS na associação Amurtel da Roménia teve início em Abril. Foi como muito entusiasmo que parti de Portugal rumo a este projecto denominado “ Whispering to wild horses” que tem como objectivo principal ajudar crianças através da educação holística, na bagagem levava(...)
Ler maisOlá, estou na Roménia há 3 meses, faltam outros 3 para o fim do meu projecto e vivo com os meus colegas de projecto, um rapaz e uma rapariga, ambos portugueses na cidade de Targu Mures. Vivemos num apartamento, o que permite receber pessoas sempre que queremos. O projecto é na Fundaţia Alpha Transilvană,(...)
Ler maisOlá!! Chamo-me Mafalda, sou de São Miguel –Açores e fiz o meu SVE em Ramnicu Vâlcea – Roménia, durante um ano, inserida num grupo de doze pessoas de seis diferentes países (Argentina, Espanha, Índia, Nepal, Portugal, Turquia). A alguns anos atrás, licenciei-me em Turismo e Lazer em Portugal e este(...)
Ler maisTomei a decisão de me tornar um voluntário SVE assim que soube da existência deste tipo de projeto. Sendo uma pessoa com grande apetite por viajar, aventura, ajudar o próximo e sentir-me útil, este tipo de projeto é sem dúvida a combinação perfeita. Com o apoio fornecido pelas organizações e pela(...)
Ler maisEntão, por aqui na Villa de Villa del Río está tudo bem, começamos a fazer actividades para jovens e crianças maioritariamente. Começamos por fazer pinturas na cara, no Carnaval, criamos depois actividades na Semana Europea e fomos as escolas dar-nos a conhecer e dar também a conhecer a Europa. Fizemos(...)
Ler maisOlá! :) O meu nome é Tânia e sou voluntária na Turquia ao abrigo do programa Erasmus +. O voluntariado sempre assumiu um papel crucial na minha vida, mas é graças à ProAtlântico que estou a ter a minha primeira experiência de voluntariado internacional. A minha organização de acolhimento fica em Ancara(...)
Ler maisPode-se fazer um ano sabático em várias etapas da vida. Há quem o faça no fim do secundário, esperando que a experiência desse ano lhe ilumine o caminho a seguir. Há quem o prefira fazer no fim da universidade. Um ano mais de moratória social, antes de vestir as reais vestes de adulto. E há quem até(...)
Ler maisA minha grande viagem para El Salvador foi há um mês e a experiência até ao momento está a ser excepcional. Neste momento faço parte de uma equipa vinda de 4 países europeus, e fomos todos alocados num complexo escolar COAR - Complexo escolar Oscar Arnulfo Romero. Cada um de nós tem tarefas em diferentes(...)
Ler maisOlá! O meu nome é Mariana e tenho 19 anos. Quando descobri o SVE e comecei a ver os programas, fiquei logo interessada na ideia. Decidi inscrever-me em diversos países e esperar para ver o resultado. Fiquei surpreendida quando, ao fim de uns dias, me telefonaram da Roménia, para me juntar a um projecto(...)
Ler maisO meu nome é Paula, tenho 24 anos e sou voluntária! Em primeiro lugar acho importante definir o que é para mim um voluntariado. E sucintamente é isto: dar e receber (“Dar de nós e receber tudo o que nos é dado”.) O primeiro passo já está. E é na realidade o último passo também. É esta partilha que nos(...)
Ler maisNem sei bem por onde começar. A minha experiência EVS começou porque eu andava à procura de trabalho em Portugal. Enquanto procurava outras coisas encontrei uma proposta de EVS, o que me levou à pagina do SVE Portugal com todas as outras propostas. O projecto que estou a realizar na Roménia era o que(...)
Ler maisO meu nome é Teresa Vareta, tenho 24 anos e encontro-me presentemente a participar num projecto EVS na Associação “We Add Wings” em Piekary Śląskie (Polónia). Tendo concluído uma Licenciatura em Design de Comunicação e um estágio profissional no ano transacto, tornou-se para mim evidente a necessidade(...)
Ler maisPassavam 6 dias desde o inicio do ano, Aeroporto de Lisboa, e nesta memorável data começava uma nova etapa, tal como diz o ditado popular: Ano novo vida nova. Aqui conheci a voluntária portuguesa que me iria acompanhar nos 6 meses seguintes, de nome Teresa, e juntos embarcámos nesta viagem. Próximo(...)
Ler maisOlá! O meu nome é Vânia e fui voluntária durante mês e meio na Polónia, numa instituição social chamada Wiatrak. O meu projeto consistiu em dar a conhecer a cultura portuguesa e as tradições natalícias do meu País a crianças e jovens, com idades entre os 4 e os 17 anos. Para isso deslocávamo-nos às diferentes(...)
Ler maisOlá!! Cześć!! É a primeira vez que participamos neste projeto e estamos a adorar!! Esta experiencia está a ser partilhada com jovens de 4 países diferentes, Bulgária, Georgia, Afeganistão e Turquia. A cultura, os horários a comida são bastante diferentes daquilo a que estamos habituadas, mas nada(...)
Ler maisOlá a todos os voluntarios e futuros. O meu nome é Liliana Peixoto, tenho 23 anos e decidi fazer um projecto de voluntariado em França. Creio que terá sido a primeira vez que tomo uma decisão tão grande na minha vida e vejo-me a aproveitar uma grande oportunidade. É incrivel o mundo que temos por aqui(...)
Ler maisO meu nome é Bernardo Dias e sou voluntário na Archipelagos, na Grécia. Estou na ilha de Samos, o lugar de nascimento de Pitágoras, e aqui faço pesquisa sobre o Chacal Dourado. Por exemplo, à noite toco uma gravação do uivo do Chacal e tento gravar e localizar as suas respostas para assim descobrir mais(...)
Ler maisEncontramo-nos a realizar voluntariado em São Tomé e Príncipe, pelo Serviço de Voluntariado Europeu (SVE). Sendo a nossa área de estudos primordial a Educação, já que uma é gestora escolar e outra educadora de infância e professora do 1ºCiclo, foi-nos proposto que integrássemos um projeto que abrangia(...)
Ler maisSair de Portugal e deixar para trás família e amigos foi a coisa mais difícil para mim. Embora o entusiasmo de sair para outro País à descoberta fosse enorme, sempre fui muito ligado às pessoas e sabia que me ia ser difícil essa parte. Chegar a um país e a uma cidade nova onde não se conhece ninguém,(...)
Ler maisOlá a tod@s! Vou tentar explicar em algumas linhas como tem sido a minha experiência SVE em BARCELONA desde outubro de 2013. Sem dúvida que é uma cidade fantástica, das minhas preferidas da Europa. Temos praia, campo, monumentos lindíssimos, um programa cultural e nocturno muito variado e um clima espectacular.(...)
Ler maisÀ chegada fui recebida pelo frio, dando-me de ínicio logo uma certa suspeita da temporada que me viria a confrontar nos meses de Inverno. No entanto, pouco tempo me foi dado para pensar no que aí vinha… A colega que me recebeu no aeroporto era a euforia e simpatia em pessoa, convidativa e incrivelmente(...)
Ler maisVivo na cidade de Cracóvia, Polónia, partilho casa com mais 5 pessoas de nacionalidades diferentes (Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália). Estou bem instalada, gosto da casa e do local, pois estamos mesmo perto do centro (sempre podemos ir a pé ou voltar por vezes). A minha organização de acolhimento é(...)
Ler maisSou a Cláudia tenho 28 anos e estou a fazer o meu SVE em Tallinn (Estónia), numa escola de novo-circo, com a duração 9 meses. Quando recebi a notícia que tinha sido seleccionada para fazer um SVE na Estónia algumas dúvidas e preocupações assaltaram-me a mente. E se o projecto, afinal não fosse tão interessante(...)
Ler mais"O meu projeto realiza-se na Grécia, numa cidade no sul de Atenas chamada Glyfada. É uma grande instituição chamada PIKPA, na qual está inserida a TANDEM, a minha organização de acolhimento. A instituição em si alberga cerca de 90 bebés, crianças, adolescentes e jovens adultos com deficiências físicas(...)
Ler maisCiao!! O meu nome é Ana, sou portuguesa e estou neste momento a participar num projecto SVE em Turim (Itália), com a duração de 1 ano. Tenho 23 anos e, tal como muitos jovens portugueses, encontrava-me na combinação de licenciada/desempregada. Não queria ficar parada à espera que a vida mudasse por(...)
Ler maisA partir do momento em que soube que seria possível fazer parte de um projeto como este, fiquei desde logo convencida que o meu caminho passaria por fazer voluntariado, e é assim que a E.D.R.A, a minha associação de acolhimento e Atenas surgiram na minha vida. Candidatei-me ao projeto e durante(...)
Ler maisOla, o meu testemunho é de alguém que já viveu muito e espera viver ainda mais :) Eu posso dizer que estou a realizar este projeto um bocado tardio pois a minha idade o demonstra mas não quer dizer que com isto não tenha aprendido muito e crescido quer ao nível pessoal e profissional ainda mais. Eu estou(...)
Ler maisO meu nome é Filipa, sou voluntária na Eslovénia desde Setembro deste ano, num centro jovem alternativo, chamado CMAK. Este é o meu segundo projeto como voluntária, o primeiro foi na Turquia duração de um mês, e este terá a duração de seis meses. O meu projeto principal é um documentário sobre os jovens(...)
Ler maisA minha experiência SVE vai durar cerca de um ano, no início parecia ser muito tempo, talvez de mais, mas agora sei que quando se trata de serviço de voluntariado europeu o tempo passa a correr e sei que quando acabar, vou querer só um bocadinho mais! De início foi difícil habituar-me a certas mudanças,(...)
Ler maisBună. O meu nome é Patrícia e tenho 26 anos. O meu projecto SVE tem a duração de 10 meses na Roménia. Quando me inscrevi, a minha vida estava um caos até que alguém me mostrou a página do SVE e eu encontrei este projecto. No espaço de um mês estava na Roménia. Trabalho numa organização chamada Euro-House(...)
Ler maisEu estou muito contente por ter decidido ter esta experiência. Tem trazido muitas coisas positivas até agora. Por um lado saí do país que já não me estava a acolher tão bem, porque não me dá oportunidades nenhumas. Abri os meus horizontes, conheci muitas pessoas diferentes, muitas culturas e perspectivas(...)
Ler maisOlá, sou a Joana, tenho 23 anos e sou de Vale de Cambra. Escrevo este testemunho passados 7 dos 10 meses do meu projeto. Escrevo situada numa incógnita mas populosa cidade no sudeste da Roménia, Braila. Vim para cá atraída pela premissa do projeto: ajudar a resolver conflitos em famílias de etnia cigana. (...)
Ler maisArtigo Artishok Na primeira semana de Setembro, sábado (dia 7), eu António Mendes, a convite da minha mentora Julia Krasta, participei na organização do evento Artishok, que aconteceu no parque de Daugavpils e foi organizado pelo Departamento Jaunatnes. Neste evento diferentes escolas e clubes da cidade(...)
Ler maisHi! I'm Carla v. Leite, I'm a multimedia designer and I was a volunteer on SuperSuinula2013 project! It was an incredible experience on Finland's countryside! Check it here: http://supersuinula2013.wordpress.com/ I had no problem with the logistics whatsoever. The sending and host organisation did everything(...)
Ler maisO meu nome é Maria, sou voluntária na Letónia desde Maio deste ano, numa organização alemã chamada ERFOLG. Já há muito que queria fazer voluntariado, mas finalmente em Março deste ano resolvi candidatar-me a alguns projectos. A página online da Pro-Atlântico foi o meu único motor de busca - nesta página(...)
Ler maisParticipei no Serviço de Voluntariado Europeu no projecto "Feel the Festival" durante 1 mês en Mugla na Turquia. Este voluntariado foi a experiência mais maravilhosa da minha vida por tudo o que vivi, conheci e aprendi. Tive a oportunidade de conhecer um novo país, muitas novas culturas, fazer actividades(...)
Ler maisOlá! Hello! Sziasztok! O meu nome é Flávia e fiz o meu SVE na Hungria durante 6 meses. Trabalhei com as organizações “Creative Space” e “Egyesek” na região de Nógrad para proporcionar um verão divertido e significante para as crianças, principalmente crianças “Roma”. No projecto trabalhei não só com(...)
Ler maisO meu projeto de voluntariado decorreu em Palencia entre março e outubro de 2013. É um pouco difícil pensar no meu projeto como acabado, porque ainda nao tive tempo para pensar muito sobre isso. Espanha nao era realmente o meu país de sonho para realizar um projeto de voluntariado, mas no final acabou(...)
Ler maisEm relação ao Projeto, desempenho as funções de Designer Gráfico e faço todos os trabalho que tenham haver com Publicidade, ou seja, Flyers, Folhetos (Elaboração e Impressão), Updates do site da CCPL, Filmagem dos eventos e elaboração de vídeos publicitários, assim como por vezes, publicidade dos eventos(...)
Ler mais"Olá Olá - Sveiki Sveiki! O meu projecto de SVE realizou-se na capital da Letónia, Riga, durante 8 meses (de Fevereiro a Outubro de 2013). E que ricos 8 meses foram! A organização onde trabalhei (Klubs Maja) era a principal ONG directamente ligada a assuntos europeus presente na capital. Além de(...)
Ler maisO meu nome é Miguel Oliveira (26 anos, Lisboa), e realizei serviço de voluntariado europeu na cidade de Donetsk, na Ucrânia, durante os meses de Fevereiro a Outubro de 2013 (oito meses). Donetsk é uma cidade com cerca de um milhão de habitantes, localizado no Este dos pais, onde a população fala maioritariamente(...)
Ler maisOlá! Foi após ouvir em primeira mão a experiência de uma ex-voluntária europeia que a ideia se alojou na minha mente e não iria ficar contente até eu própria ter esta oportunidade. Um ano depois comecei a procurar projectos a sério e ver todas as possíveis experiências que poderia ter. Todos os possíveis(...)
Ler maisOlá O meu nome é Catarina Passos e eu fui voluntária da ProAtlântico de 1 de Novembro de 2012 a 31 de Agosto de 2013. Durante este tempo estive a realizar um serviço voluntário europeu na Roménia, dragasani. Juntamente com 5 voluntários (1 de Portugal, 2 da Geórgia e 2 da Turquia), desenvolvemos o(...)
Ler maisA minha primeira experiência de voluntariado foi na Turquia, em Eskisehir. Para primeira experiência queria um projecto de curta duração e tive a sorte de encontrar este, na minha área, e ser seleccionada. De Setembro a Outubro,eu e mais 9 voluntários (dos quais tinha mais um português, e voluntários(...)
Ler maisMuitas vezes me perguntam se ... VALEU A PENA? Tudo vale a pena se a alma não é pequena. (In Mar Português, F. Pessoa) Poderia começar por vos dizer que a missão de escrever um pequeno testemunho torna-se complicada quando a experiência foi tão grande. Atrevo-me até a dizer que foi tão extraordinário(...)
Ler maisOlá. O meu nome é Marta, tenho 24 anos e fui voluntária europeia na Eslováquia durante 9 meses (de Novembro de 2011 a Agosto de 2012). Quando fui aceite para este projeto, não conseguia ainda prever a quantidade de coisas boas que esta experiência me iria trazer. Fui colocada numa pequena terra no nordeste(...)
Ler maisO meu SVE foi numa associação cultural chamada "Forest Café" em Edimburgo, Escócia. O voluntariado incluiu tarefas como ajudar na manutenção de um café vegetariano (preparar refeições, fazer café, estar no balcão e servir às mesas, limpeza, etc), pintura de um espaço que viria a ser uma loja de produtos(...)
Ler mais