No último ano, vivi na Hungria, em Nyíregyháza, a fazer voluntariado através do Corpo Europeu de Solidariedade. O objetivo do meu projeto era produzir programas de rádio em português e inglês numa rádio local húngara, a Mústar FM, dinamizada pela organização que me acolheu, a Mustárház. Foi um ano maravilhoso repleto de aventuras. Adorei o trabalho na rádio, adorei fazer pesquisa sobre diferentes tópicos e aprender numerosas coisas interessantes. Tive também a oportunidade de explorar a Hungria, visitando diversas cidades e ficando a conhecer muito melhor a cultura húngara. Todos conhecem Budapeste, que recomendo bastante, mas a Hungria tem muito mais para oferecer. Algumas das minhas cidades favoritas foram Győr, Szeged e Kecskemét. Visitei muitos museus de arte (parece que todas as cidades, por mais pequenas, têm um museu de arte de qualidade), mas devo admitir que o meu favorito foi a Galeria Nacional Húngara em Budapeste. Também tive a oportunidade de ver e dançar danças tradicionais húngaras. Ouvi variados concertos, desde música folclórica, a uma Rock Opera húngara. E também provei a gastronomia local; o meu prato favorito foi o lángos, uma massa frita servida com diversos acompanhamentos que pode ser considerada a fast food húngara. (Não comam só com queijo, que fica muito enjoativo.) Adicionalmente, conheci pessoas muito simpáticas ao longo da experiência. Desde os húngaros da organização, passando pelos voluntários dos mais variados países com quem trabalhei e convivi, até às pessoas com quem me fui cruzando nos mais diversos sítios, como os funcionários do turismo de Nyíregyháza, que foram sempre muito simpáticos e prestáveis. Antes de partir para a Hungria, estava com algum receio, só pensava "No que é que me fui meter?", mas, no fim, tive uma experiência fantástica que foi fundamental para o meu desenvolvimento profissional e pessoal, e recomendo a qualquer jovem.