Os Cookies ajudam-nos a fornecer os nossos serviços. Ao usar os nossos serviços, está a consentir a sua utilização.

Saiba mais

Deveres

Como posso candidatar-me?

O primeiro passo é leres atentamente toda a informação disponível no site, sobre o que é o Serviço Voluntário Europeu (SVE). Para saber se preenches os critérios para te poderes candidatar, e se o SVE é realmente o que queres para ti.

 
  • Organização de Envio Em seguida deves escolher uma Organização de Envio (OE), que te irá acompanhar ao longo de todo o processo. Esta decisão é muito importante e pode ser preponderante na tua participação e no sucesso da tua Actividade SVE.

  • Projecto A Escolha do projecto é um passo importante, deve ter em atenção os seguintes pontos: - Basear a tua pesquisa apenas no país de destino é um risco…
  • … porque acordar diariamente em Espanha, Hungria ou Islândia não é razão suficiente para andares bem disposto. Estar envolvido num projecto em que o voluntário acredita é fundamental para que esse tempo valha a pena, independentemente do país em que se realiza! - Tem uma ideia clara do motivo que te leva a participar no SVE… …porque há centenas e centenas de Organizações na base de dados. Faz a combinação de alguns países e temas, para poder fazer a tua escolha entre um leque mais reduzidos organizações. - Enquanto fazes a escolha da tua potencial Organização de Acolhimento, lembra-te que…
    …A informação disponível sobre os projectos que encontras na base de dados são por vezes apenas esboços iniciais do projecto. Caberá aos parceiros do projecto, voluntário, Organização de Envio, Organização de Acolhimento, Organização Coordenadora, fazer adaptações necessárias ao Projecto por forma a delinear uma Actividade que tenha em conta as ideias, capacidades, expectativas e necessidades de todos.

  • Candidatura As Organizações de Envio (OE) podem apoiar os candidatos a Voluntários SVE na elaboração das candidaturas, nomeadamente informando sobre quais os elementos necessários para a candidatura a cada projecto, bem como na elaboração dos do CV, Carta de Motivação, etc.

  • Selecção As Organizações de Acolhimento (OA) fazem normalmente a selecção dos participantes com base nos CV e Cartas de Motivação dos voluntários. No entanto, há OA que criam formulários próprios para os candidatos, e/ou recorrer a entrevista telefónicas.

  • Financiamento O pedido de financiamento pode ser feito por um dos parceiros, Organização de Envio, Organização de Acolhimento, ou Organização Coordenadora. Cabe às entidades definir quem fará a candidatura ao financiamento.

Logo ProAtlântico Erasmus IPDJ ProAtlântico Associação Juvenil © Copyright 2014